quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

I Sm 3.1 Quatro pontos fundamentais dentro da vida do Jovem Samuel.





















I Sm 3.1 Quatro pontos fundamentais dentro da vida do Jovem Samuel.

Samuel era um jovem servindo na casa do SENHOR. Sua mãe Ana por não poder ter filhos, e por isso era sempre humilhada por Penina sua Rival dentro de casa, pois, Penina era uma mulher de um ventre fértil e humilhava Ana por causa de sua esterilidade. Ana fez um voto ao SENHOR, que se ela fosse agraciada por DEUS com um filho varão o entregaria para servir ao SENHOR no santuário (I Sm 1.11). DEUS ouviu o clamor de Ana, ela engravidou e quando nasceu Samuel seu filho e passou o tempo em que Samuel deixou de mamar Ana o entregou no Santuário do SENHOR aos cuidados do Sacerdote Eli (I Sm 1.24-28) Samuel ficou em Siló na Casa do SENHOR crescendo e aprendendo, dentro da Casa do SENHOR, debaixo dos cuidados de Eli (I Sm 2.11). Samuel crescia sendo agradável ao SENHOR, e bem visto pelo povo (I Sm 2.26).
.1º – O Jovem Samuel: Estava na casa do SENHOR.
 Samuel era um jovem na Casa do SENHOR. Muitos jovens, não querem estar dentro da casa do SENHOR, porque estão em uma idade em que o mundo lhes oferece muitas coisas para que eles fiquem fora da casa do SENHOR. Nunca como hoje em dia o mundo ofereceu tantas oportunidades para que os jovens se afastem de DEUS como hoje em dia, o diabo anda usando coisas ilusórias para prender os jovens fora da igreja. E muitos jovens têm em seu pensamento que ainda é muito cedo para ter vida mais intima com DEUS. Aqui esta um “pensamento” que é de uma incerteza tão grande e tão perigosa, se hoje é muito cedo amanhã será muito tarde
( Tg 4.14 a). Fazemos planos para o amanhã e se o amanhã não chegar? Amanhã poderá ser tarde de mais. Assim como nunca se é cedo demais para morrer, também nunca é cedo de mais estar vivo, e o melhor lugar para estar vivo ou o único lugar para estar vivo é nos caminhos do SENHOR, servindo ao SENHOR. Você não é jovem demais para estar na casa de DEUS, dentro da Casa de DEUS servindo a DEUS, assim como Samuel, amanhã poderá ser tarde. O Apostolo Paulo nos ensina a não nos conformarmos com este mundo (Rm 12.2), não tomarmos a forma do sistema deste mundo que vive na contra mão do querer de DEUS. Samuel era jovem e estava dentro da casa de DEUS.

2º Servindo ao SENHOR.
Samuel não se ocupava com as coisas que não o edificavam, que contrariavam o querer de DEUS para a sua vida, e o condenavam diante de DEUS, e lhe afastavam de DEUS (Is 59.2), mas Samuel servia ao SENHOR dentro da casa do SENHOR. Nunca se é jovem demais para servir ao SNEHOR e trabalhar para ELE, não espere o amanhã, sirva ao SENHOR hoje, não se envolva com o mundo se envolva com DEUS e com sua vontade, com o querer de DEUS para sua vida, com as coisas de DEUS, com o trabalho na Casa de DEUS.

3º Estava aos cuidados de Eli. 
Samuel estava aos cuidados de seu “Pastor” Eli, e a bíblia no livro de Samuel no capitulo três nos da margem  para afirmarmos a obediência de Samuel a Eli seu “Pastor” dentro da casa de DEUS (I Sm 3.4-10) estamos vivendo em tempos que os jovens em quase sua maioria não em sua totalidade, estão perdendo a obediência por seus pais dentro de sua casa, quanto mais por seus pastores e lideres dentro da igreja e muito mais a CRISTO e sua vontade. Tempo em que os jovens estão querendo levantar a espada da independência e bradar a sua independência. Querem ser tratados com respeito, mas não dão o respeito, querem que os outros se submetam aos seus desejos, mas não querem se submeter aos desejos e aos conselhos da Palavra de DEUS.  São modernos de mais, para a educação nos caminhos do SENHOR, a parte educacional da Palavra de DEUS é algo ultrapassado para os jovens de hoje (não em sua maioria, mas em grande parte da sua totalidade). A palavra “Obedecer” aos pais, aos pastores e lideres dentro da igreja, a palavra de DEUS e ao DEUS da palavra, e algo velho fora de uso fora de moda, ultrapassado. Mas a palavra de DEUS nos ensina: a) Devemos obedecer a DEUS (Dt 30.15,16), obedecer aos Pais( Dt 20.12 / Mt 15.4), aos Pastores e lideres (Hb 13.17 / I Ts 5.12), a Palavra de DEUS (Sl 119.9 / Tg 1.22)

4º Em seu tempo não era comum ouvir a Palavra do SENHOR nem era freqüente as visões:
 Samuel vivia em um tempo em que a manifestação de DEUS por sua palavra e por suas visões não eram freqüentes, a corrupção estava no povo de Israel. Os lideres que deveriam ensinar ao povo, estavam corrompendo a nação e eram homens Filhos de Belial (I Sm 2.12) homens maus diante do SENHOR e conduziam o povo de DEUS a perdição (I Sm 2.13-17 / ISm 122). Em tempos de decadência espiritual, no meio de uma nação perversa o SENHOR chama a Samuel, que estava servindo ao SENHOR dentro da Casa do SENHOR, sob os cuidados de Eli, e Samuel não se misturava com Hofini e Fineias. Em um tempo em que, os que deveriam instruir ao povo, nos caminhos do SNEHOR os induziam a perdição e eles eram os responsáveis por representar o povo diante de DEUS. Samuel fez a diferença em tempos assim sendo jovem ouvindo o que os sacerdotes do templo não ouviam a palavra de DEUS (ISm 3.3-14). Samuel ouviu o chamado de DEUS para a sua vida e ele quando foi chamado estava dentro da casa de DEUS, e respondeu “Fala SENHOR porque o teu servo ouve”. Fique você também dentro da Casa de DEUS servindo ao SENHOR obedecendo a DEUS, e ao seu pastor, que no tempo de DEUS, ELE o SENHOR ira te chamar e falara com você intimamente. Jovem não é cedo demais para você estar dentro da casa de DEUS, pelo contrario já se faz tarde.                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário